Abacate, Açúcar, Alface, Alho e Azeite

abacate


ABACATE:


1. Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para ela não escurecer.

2. Para o abacate cortado não escurecer, passe uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada. 3. O creme de abacate não escurece se você colocar dentro da vasilha o próprio caroço do abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.


açúcar


AÇÚCAR:


1. Coloque uma ameixa ou algumas bolachas salgadas, ou ainda frutas secas, dentro do recipiente em que você guarda o açúcar. Assim ele não empedra.

2. Como o açúcar mascavo é granulado, tome cuidado na hora de medir: comprima o açúcar dentro da medida que você estiver usando.

3. O açúcar durará vários meses, se for guardado em lugar frio e seco. Mesmo o açúcar em uso, deve ser guardado bem fechado.


alface

ALFACE:



1. Para conservar a alface sempre fresquinha, lave bem as folhas e enxugue. Depois, coloque numa vasilha hermeticamente fechada e guarde na geladeira.

2. Para enxugar a alface com facilidade, coloque as folhas lavadas num pano poroso (como fralda de bebê), junte as pontas, fazendo uma trouxinha, depois sacuda até sair toda a água.

3. Você pode aproveitar as folhas de alface que não estão com boa aparência para fazer sopas ou recheios, misturando com outras verduras.

4. As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

5. Procure colocar o sal na alface um pouco antes dá refeição, pois o sal faz com que as folhas murchem rapidamente.

6. As folhas de alface são ótimas para retirar o excesso de gordura dos alimentos.

7. Se a alface murchar na geladeira, coloque-a por uns 20 minutos em água fria, depois de lavar e leve-as à geladeira até a hora de servir.



alho

ALHO:



1. Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.

2. Para facilitar o seu trabalho, amasse os dentes de alho com sal e guarde num pote bem fechado, na geladeira. Assim, quando você precisar ele já estará pronto.

3. Deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.



azeite


AZEITE:



1. Para que o azeite não fique rançoso, coloque um pouco de açúcar no recipiente em que você guarda o azeite.

2. Se você colocar ervas aromáticas, como orégão, alecrim etc, no azeite, obterá um ótimo tempero para saladas.

3. Guarde as azeitonas na geladeira dentro de uma vasilha cobertas com água filtrada, sal e uma gota de azeite. Assim, as azeitonas não ficam rançosas.
4. Coloque algumas azeitonas pretas, furadas com um garfo, e um pouco de alho socado num vidro com óleo comum de cozinha e deixe na geladeira por alguns dias. O óleo ficará com sabor de azeite de oliva. Ou, ainda, quebre os caroços de azeitona, coloque num recipiente com óleo e deixe durante três meses.

5. Ao comprar um azeite extravirgem engarrafado, o melhor é escolher um de embalagem mais escura, pois a incidência de luz catalisa a oxidação do produto. Já os óleos de oliva, normalmente comercializados em lata, ficam expostos à oxidação dependendo do ponto de solda da lata.

6. Ao estocar o azeite, lembre-se que luz, calor e ar podem alterar o produto. O ideal é armazená-lo em locais frescos, com pouca ou nenhuma incidência de luz. Uma forma de evitar a ação da luz é embrulhar o azeite com pano ou guardanapo. Outro detalhe: os bicos dosadores usados para servir o produto também podem facilitar sua oxidação e, por isso, devem ser evitados.

7. A cor do azeite algumas vezes pode indicar nuances em seu sabor. Normalmente, os mais verdes têm aromas e sabores mais frutados. O aroma do azeite não deve indicar a presença de defeitos como ranço ou mofo. O gosto deve ser frutado e pode conter outros aromas como o de ervas, plantas ou pasta de azeitona. Pode, ainda, conter alguns traços importantes, como gosto amargo ou levemente picante, indicando a presença de polifenóis. Sabor metálico, avinagrado ou acidez perceptível são fatores negativos ao paladar e indicam azeite de baixa qualidade.

Vídeos YouTube


Atenção

Esse site não se responsabiliza por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou quaisquer outras consequências advindas da aplicação das sugestões que ele apresenta. É de sua inteira responsabilidade os resultados das dicas e truques, que são apenas sugestões.

 
  2008 *LarDoceRaLar* Política de Privacidade TOPO