Como tirar manchas em tecidos - parte 3



Recomendações:
- O uso de Equipamentos de Proteção, como luvas de borracha, óculos de proteção, etc., é recomendado durante o manuseio de qualquer produto químico.
- Nunca utilize qualquer produto nos tecidos sem antes testar (por exemplo: na parte interna das costuras, bainha, etc.) pois cada um tem suas caracteristicas próprias. Verifique se o tecido tem cor firme e não desbota. Siga as instruções do fabricante.
- Tenha cuidado ao manusear o sumo de limão, pois mancha a pele quando exposta ao sol, sempre use luvas.
- Estas dicas foram recolhidas na internet, a utulização das mesmas é por sua conta e risco.

Grama
Para tirar manchas de grama: esfregue a peça com álcool etílico.

Graxa de sapatos
Para limpar manchas de graxas de sapatos em roupas, use uma parte de álcool para duas partes de água em tecidos coloridos. Coloque álcool puro em roupas brancas.

Maquiagem
- Pó facial: e base, retira-se com vinagre branco. Se o tecido for de sede, faça-o com água oxigenada de 20 volumes.
- Blush: retire com álcool puro ou com algodão embebido em éter, deixe atuar uns minutos, repasse com um pano úmido. Se a macha for reticente, passe vaselina líquida e logo lave-a.
- Batom: se o tecido não for seda ou sintético, tente passar na mancha um cotonete embebido em solvente orgânico (éter etílico, benzina, hexano, acetona ou álcool etílico) no avesso do tecido. Ponha toalhas de papel ou tecido embaixo da área afetada (ou seja, embaixo da mancha, uma vez que você está aplicando removedor no avesso). Se não sair totalmente, use um produto para pré-lavagem e enxague. Se ainda não funcionar, esfregue a área manchada com detergente líquido (de lavar louça) e lave com água morna.

Meias Brancas
Para tirar as manchas que ficam nas meias brancas, por causa do uso, é bom fervê-las com água e algumas fatias de limão. Deixe ferver por alguns minutos. Depois, escorra, esfregue bem o local manchado com sabão e enxágue.

Mofo
Se a roupa for branca, coloque a roupa com sabão no sol para ajudar a clarear.

Molho
Misture uma colher (chá) de detergente neutro num copo de água morna e molhe a mancha, depois coloque uma colher (chá) de amoníaco em meio copo de água e aplique sobre a mancha. Passe uma esponja embebida em detergente neutro, enxague com água limpa para retirar o excesso e espere secar.

Piche e óleo de carro
Mancha de piche de tecidos: esfregue querosene até que saia a mancha, então lave com detergente e água. A água raz mineral não costuma tirar a cor do tecido, mas é melhor fazer um teste antes.

Refrigerante
Ponha a peça em água fria durante algum tempo. Se colocar a peça na máquina em água quente, a mancha vai ficar entranhada e dificilmente vai conseguir tirá-la. Este tipo de mancha deverá ser tirada antes de fazer a lavagem normal.

Sangue
1 - Basta deixar a roupa de molho em água pura de um dia para o outro e se ainda resistir, trocar a água, deixar mais um pouco e lavar normalmente.
2 - A maneira mais fácil de retirar manchas de sangue da roupa é gotejar leite na mancha. Deixe agir por alguns minutos e depois lave normalmente.
3 - Outra dica é passar água oxigenada de 10 volumes.
4 - Aplique uma mistura de 1 colher de sopa de amoníaco, 1 colher de chá de vinagre e 1 copo d'água. Depois, se necessário, aplique outra solução: duas colheres (sopa) de sal num copo d'água gelada.

Sangue seco
Coloque em molho de água e sal de cozinha, por uma hora, em seguida lave normalmente. Se a mancha for antiga e não sair, coloque uma colher de chá de detergente neutro para 1 copo de água gelada e molhe a mancha. Misture uma colher (chá) de amoníaco (ou ácido tartárico) em meio copo de água gelada e passe sobre a mancha. Coloque água limpa no local com um pano dobrado ou uma esponja e absorva o máximo que puder.

Suor
1 - Manchas amareladas de suor podem ser retiradas com sumo de limão. Coloque sobre a peça seca e deixe por um tempo. Depois, coloque-a de molho.
2 - Coloque a peça de molho em água morna e vinagre.
3 - Despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora, depois lave normalmente.

Tinta
Para tirar mancha de tinta, passar aguarraz com um paninho limpo e depois lavar.

Vela
Coloque a peça entre dois papeis absorventes e passe a ferro.

Vinho
Se vinho ou qualquer outra bebida colorida cair em sua roupa, jogue água morna imediatamente.

Tinta de Esferográfica
1 - Aplique um dos seguintes solventes para limpeza: álcool etílico ou acetona. Nunca aplique o solvente diretamente na mancha, passe com um pano branco dobrado limpo e seco. Depois de molhar o pano com o solvente, pressione sobre a mancha sem arrastar, para não aumentar a área afetada.
2 - Quando a mancha é recente, deixe de molho a parte que está manchada em um vasilhame com leite cru, deixe ficar um tempo para que a tinta dissolva no leite.
3 - Outra dica é passar leite azedo ou uma mistura de leite e vinagre. Se necessário repita a operação.
4 - Umedeça o local da mancha com vinagre branco. Enxugue pressionando um pano limpo, sem esfregar.
5 - Aplique um pouco de álcool no lugar manchado, a seguir esfregue com sabão em barra. Lave com água limpa.
6 - Manchas de tinta esferográfica em roupas saem com spray de cabelo. Coloque bastante laquê em cima da mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão neutro.

Vídeos YouTube


Atenção

Esse site não se responsabiliza por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou quaisquer outras consequências advindas da aplicação das sugestões que ele apresenta. É de sua inteira responsabilidade os resultados das dicas e truques, que são apenas sugestões.

 
  2008 *LarDoceRaLar* Política de Privacidade TOPO